As Línguas como Vontade e Representação

Dois amigos meus inventaram línguas, Gavin Adams e Guian de Bastos. A língua dos Adams era (ainda será?) falada entre ele e sua irmã, as raízes no gaélico, no inglês e no irlandês, coisas das Ilhas de onde sua família viera. Sei que Abergavenny existe por causa dele. Decorei e consigo pronunciar Llanfairpwllgrwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch por uma nunca longínqua influência dele.
 
Já o Guian inventou a língua de Vaspara, a história de Vaspara, a geografia de Vaspara e até o jornal local, que certo dia, nos primeiros anos dos 1900, publicou uma pequena nota sobre um concurso de balonismo ocorrido na capital, tudo muito colorido, sereno e aventureiro, não fosse a delegação do Brasil e suas impertinências. A Faculdade de Letras da USP, se for mesmo uma academia com alguma dignidade, guarda o notável estudo sobre a gramática da língua de Vaspara, que inclui a tradução desse artigo, tradução e estudo elaborados na penúltima década dos mesmos 1900, pela hoje doutora Claudia Santana Martins.
 
Gavin mora de mim quase à mesma distância que há entre o País de Gales e Vaspara. Guian mais perto. Mais perto do País de Gales, em Amsterdam. E Vaspara inteira mora dentro dele. Já Claudinha mora na São Paulo do Gavin, e eu morro de saudades de tudo e todos.
 
Hoje, recebi os “podcasts da semana” da New Yorker. Um deles é uma entrevista com David Peterson, o cabra endiabrado que criou não uma, porém DUAS línguas para Game of Thrones: Valyrian e Dothraki. Tenho certeza de que meus amigos vão se deliciar com isso. Todos os meus amigos. Inclusive o Ser Leo, que, pelo que me lembro, e me lembro de nada na vida, despreza o seriado: nos dias de hoje, não dobrar os joelhos perante a Khaleesi é o mesmo que uma mãe não ir ver o filho desfilar no 7 de Setembro.
 

Categorias:Breves & Semibreves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s